domingo, 28 de junho de 2009

São Bernardo

Porque é que aqueles cães muito bonitos e peludos a quem chamam São Bernardo são conhecidos por terem uma pequena pipa de brandi ao pescoço e salvarem os humanos na neve?

Pois, eu sei, são cães de resgate. Barry (um cão cujo corpo está conservado no Museu de História Natural Em Bern, na Suíça) ficou conhecido por salvar cerca de 40 pessoas na neve; nenhum homem do exército de Napoleão Bonaparte morreu ao atravessar os Alpes devido à presença destes cães...

Mas então para que era o brandi? Para ficarem "anestesiados"? É que o álcool provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, que resulta numa maior afluência de sangue à superfície. Isto faz com que haja um aumento da temperatura da pele, mas este calor vai ser libertado e vai provocar uma diminuição da temperatura corporal. Ou seja, se ideia era aquecer não tinha grande lógica porque efectivamente o brandi produzia o efeito contrário.

Alguém sabe?

2 comentários:

  1. é para descongelar!!
    teoricamente se tomares banho de água fria, quando acabas o teu corpo fica mais quente, mas o que acontece é que quase ninguém toma banho de água fria!!

    ResponderEliminar
  2. "mas este calor vai ser libertado e vai provocar uma diminuição da temperatura corporal", não sabes, secalhar usavam daquelas camisolas da decathlon que não deixa sair o calor!xD

    Depois de tirarem as roupas humidas do gelo e neve, vestiam-se muito bem vestidinhos e enfardavam um monte de brandi, aqueciam, e já tinham forças para continuar, porque apesar de o brandi ser alcool, também tem açucar.

    ResponderEliminar